Uma boa notícia que vem circulando nos meios de comunicação da Bahia, que trata da intenção de doção de um terreno avaliado em mais de R$2,5 milhões para construção do primeiro hospital de Itabela que completa trinta e seis ano de emancipação politica no dia 14 de junho de 2025, mas até então, paga aluguel em um prédio de uma Associação aonde funciona o hospital municipal.
A intenção de doação a custo zero, foi feita pelo empresário Alex Avancini que está se prontificando a fazer a doação de uma área de 5 mil metros quadrados para a construção do primeiro hospital do munícipio de Itabela. A área fica localizada na BA-283, sentido ao Município de Guaratinga.

A área avaliada em mais de dois milhões já está disponível para os trâmites legais e para dar início a construção do tão sonhado hospital. Caso o atual prefeito aceite a doação, a prefeitura já pode dar entrada na documentação e se assim desejar a doação.
Até o momento o prefeito de Itabela, Ricardo de Jesus Flauzino, não se manifestou sobre a boa notícia. Alguns vereadores, empresários, moradores e outras autoridades já se manifestaram positivamente ao ato que até então está na intenção do empresário.
A área tem Escritura Pública, terra plangem, agua encanada e energia. A doação desse imóvel ao patrimônio da Prefeitura do Município de Itabela, que assegura a execução da construção do Hospital Municipal de Itabela, “é um gesto de agradecimento pela família Avancini que são fundadores do munícipio, por tudo que conquistaram neste munícipio ao longo dos anos”
O referido imóvel possui frente para a BA-283, imóvel considerado como área urbana em crescente valorização e “com as mesmas características técnicas de uma área de fácil acesso e muito perto do bairro da jaqueira.
“Eu cresci aqui com minha família, tudo que tenho eu conquistei neste munícipio, meu pais morreram aqui e foram sepultados nesta terra, tenho condições de realizar esse sonho de todos, por tanto, não mim custa nada contribuir um pouquinho de tudo que essa terra mim deu com esse munícipio que pretendo viver o restos dos meus anos”. Disse Alex Avancini