Moradores do Bairro da Bacia ficaram ilhados desde a madrugada de quinta-feira, 15/05. O grande volume de água vindo de várias ruas,contribuiu para os alagamentos nas ruas do bairro da bacia e obrigou as famílias a ficarem trancadas dentro de suas casas. Quem teve que sair foi obrigado a passar por dentro de uma lagoa de água suja
Em outros bairros também teve alagamentos, a rua Marta Fernandes no bairro Ouro Verde, rua Duque de Caxias no bairro Irmã Dulce e na rua Espirito Santo no bairro Bandeirantes, famílias ainda estão sofrendo com os alagamentos. O campo conhecido por peladão também ficou totalmente tomado pelas águas.

“Se eu soubesse que ia alagar, teria subido os móveis”, disse uma moradora, que teve suas roupas, eletrodomésticos, documentos e moveis molhados.

O município de Itabela está completando 36 anos de emancipação política no dia 14 de junho de 2025 e não tem 30% de redes pluviais na cidade e zero de esgotamento sanitário. Cem por cento dos moradores usam Fossas Séptica, nos locais dos alagamentos as exundadas se misturam com dejetos das fossas e aumentando ainda mais o mal cheiro das águas paradas.
Se o município de Itabela estivessem investindo todos os recurso que se gastam em festas nas redes pluviais, não teria um ponto de alagamento na cidade e quem sabe a cidade teria cem por cento de esgotamento sanitário.